- PUBLICIDADE -

Inpe cria plataforma gratuita de dados do solo do Brasil

- PUBLICIDADE -

Inpe cria plataforma gratuita de dados do solo brasileiro. Meta é extrair informações.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vai disponibilizar ao público uma plataforma com um grande volume de dados de imagens de sensoriamento remoto, organizadas como cubo de dados que podem ser usados para extrair informações de uso e cobertura do solo do Brasil.

Batizado de “Brazil Data Cube“, a ferramenta reúne imagens de diversos satélites e é capaz de mostrar, ao longo do tempo, como o solo brasileiro é utilizado.

O projeto, iniciado em 2019, deverá ser concluído em 2022, mas já é possível acessar e processar algumas dessas informações.

Cubos de dados são uma série de imagens de satélites organizadas no tempo de determinadas regiões brasileiras. O projeto cria esses cubos para todo o Brasil.

Assim, com o sistema desenvolvido pelo Inpe é possível selecionar uma parte do território e usar métodos de inteligência artificial para extrair informações de como o espaço é ocupado, por exemplo, por florestas ou agricultura e como foi essa ocupação ao longo do tempo.

A pesquisadora do Inpe, Karine Ferreira, comentou:

“Dado de uso e de cobertura do solo é muito importante para definir políticas públicas e a preservação do meio ambiente.”

E acrescentou:

“É importante para a sociedade e para o país conseguir processar esse grande volume de dados de imagens de satélites hoje disponíveis e extrair informações desses dados de maneira integrada.”

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -