Instagram quer “evitar competições” e “incentivar os usuários a focarem nas histórias compartilhadas na rede social”.
A rede social Instagram inicia, nesta quarta-feira (17), no Brasil, um teste que oculta a contagem de curtidas em postagens.
De acordo com a empresa, a intenção é que “os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”.
Em comunicado, segundo o jornal Estadão, a empresa diz que não quer que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram:
“Nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias.”
Na prática, apenas o proprietário do perfil continuará sabendo quantas curtidas suas publicações receberam. Os seguidores não terão mais acesso ao número de “likes”.
A visualização das publicações ficará assim:

O teste foi iniciado no último mês de maio no Canadá. Para o Instagram, os primeiros resultados são animadores, mas ainda é preciso analisar como a mudança afeta a experiência dos usuários do aplicativo, registra o site G1.