Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Instituto de Virologia é o orgulho da cidade de Wuhan

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Instituto de Virologia é o orgulho da cidade de Wuhan
COMPARTILHE

Laboratório chinês é conhecido mundialmente pelas perigosas pesquisas envolvendo vírus e morcegos.

Enquanto a China e a Organização Mundial da Saúde (OMS) dizem não haver evidências de que a pandemia de coronavírus tenha se originado no Instituto de Virologia de Wuhan, dia após dia novas informações conectam o laboratório com o ponto de partida desta crise global.

Pouco se sabe sobre o laboratório de Wuhan, mas o prédio vem sendo objeto de intenso escrutínio nos últimos meses, principalmente após, na quarta-feira (15), o instituto ter sido acusado de não seguir protocolos de segurança rigorosos e deixar a nova variante do coronavírus (SARS-CoV-2) escapar das suas dependências. 

O laboratório é o primeiro em território chinês a lidar com patógenos humanos altamente perigosos. Construído para resistir a um terremoto de magnitude 7, o Instituto de Virologia é o orgulho da cidade de Wuhan. 

Ele posicionou os holofotes internacionais nas capacidades da China de lidar com vírus arriscados e colocou os pesquisadores do país em um patamar de igualdade com seus colegas norte-americanos e europeus.

A Academia Chinesa de Ciências aprovou a construção do laboratório em 2003. O projeto custou US$ 44 milhões e levou mais de uma década para entrar em operação. A complexa construção é o primeiro laboratório de biossegurança (BSL-4) nível 4 do país. 

Desde a sua abertura, o laboratório de Wuhan estudou vírus altamente periculosos: SARS, Ebola, HIV, vírus da África Ocidental Lassa e o famoso coronavírus.

- PUBLICIDADE -
Error: Embedded data could not be displayed.
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM
Error: Embedded data could not be displayed.