Inteligência dos EUA alertou Biden sobre colapso do Afeganistão

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

O colapso do Afeganistão nas mãos do Talibã não foi algo surpreendente.

As agências de espionagem dos Estados Unidos advertiram o presidente Joe Biden sobre o rápido colapso dos militares do Afeganistão em caso de uma ofensiva do Talibã.

Em julho, segundo o jornal Folha, muitos relatórios de inteligência questionaram se as forças de segurança afegãs apresentariam uma resistência séria e se o governo poderia manter a capital, Cabul

Órgãos de inteligência dos EUA previram que se o Talibã tomasse cidades, um colapso em cascata poderia acontecer rapidamente e as forças de segurança afegãs corriam alto risco de se desintegrarem. 

E foi exatamente isso que aconteceu.

Enquanto isso, Biden e seus assessores diziam em público que era improvável que isso acontecesse com tanta rapidez e que não haveria evacuação caótica de americanos, como no fim da guerra do Vietnã.

As advertências levantam questões sobre a razão de os membros do governo Biden e os planejadores militares no Afeganistão parecerem despreparados para lidar com o avanço final do Talibã sobre a capital do país.

Como noticiou o portal RenovaMídia, atritos internos estão cada vez mais fortes na administração Biden em meio ao colapso do governo afegão.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.