Internet pode sofrer falha mundial ainda em maio

Idiomas:

Português   English   Español
Internet pode sofrer falha mundial ainda em maio
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

A internet como um todo pode sofrer com uma falha mundial neste mês de maio.


O erro é chamado por especialistas da área de tecnologia como “768k day”, o dia em que os roteadores podem atingir seu limite, resultando em falhas de conexão, lentidão ou até corte total de tráfego.

O problema não acontece em roteadores domésticos, mas nos de companhias de transmissão de dados, criando tais cenários.

Roteadores têm um mapeamento de dados chamado de tabela de rotas. É com ela que os equipamentos sabem exatamente para onde guiar o tráfego, ligando uma rota para cada conexão. O ponto é que essa tabela tem um limite.

Siga a RENOVA no TWITTER e acompanhe todas as notícias em tempo real.

Em 2014 houve um problema semelhante, quando tais tabelas eram limitadas a 512 mil entradas nos roteadores.

Por conta desse limite ter sido alcançado na época, houve uma atualização, subindo o limite para 768 mil entradas. Por isso, o dia do novo erro é chamado de “768k day”.

As empresas não têm como informar quando isso vai acontecer, já que elas têm acesso apenas às suas rotas dentro desta tabela. Contudo, as estimativas apontam que um novo limite deva ser alcançado ainda neste mês de maio.

Em 2014, isso resultou em falhas graves, como apagão em linhas de telefone e conexão de internet, sobretudo no estado de São Paulo. Entretanto, isso aconteceu por conta de tecnologia antiga, o que especialistas acreditam que não deva ser tão grave agora em 2019, informa o Canal Tech.

Newsletter RENOVA

Receba gratuitamente as principais notícias do Brasil e do Mundo por email.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...