Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Irã ameaça violar limite de urânio se Europa não frear Trump

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Irã ameaça violar limite de uranio se Europa não frear Trump
COMPARTILHE

Apesar da saída dos Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Rússia e China permanecem no acordo nuclear com o regime iraniano.

As reservas de urânio enriquecido do Irã ultrapassarão a partir de 27 de junho o limite estabelecido no acordo internacional de 2015 sobre sua energia nuclear.

Em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (17), o porta-voz da Organização Iraniana de Energia Atômica, Behruz Kamalvandi, declarou:

“Hoje começou uma contagem regressiva para superar os 300 quilos de reservas de urânio enriquecido e, em 10 dias, vamos superar este limite.”

E, alertando os países da Euorpa, Kamalvandi completou:

“Ainda há tempo [de salvar o acordo] se os países europeus agirem.”

No início de maio, o Irã anunciou a suspensão de alguns de seus compromissos no Plano de Ação Integral, um ano depois do presidente Donald Trump ter retirado os Estados Unidos do acordo, com a retomada das sanções econômicas ao país.

Até o momento, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) certificou que o Irã respeita os compromissos assumidos no âmbito do acordo.

Com este novo anúncio iraniano, a situação pode mudar a partir do final de junho, com a AIEA, uma agência da ONU, considerando Teerã em infração, informa o jornal Estado de Minas.

- PUBLICIDADE -
Error: Embedded data could not be displayed.
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM
Error: Embedded data could not be displayed.