Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Irã anuncia rompimento de mais um compromisso do acordo nuclear

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Irã anuncia rompimento de mais um compromisso do acordo nuclear

Teerã tem pressionado países remanescentes do acordo nuclear ao anunciar que deixaria de cumprir alguns compromissos, como os limites de armazenamento de urânio e de água pesada.

O regime islâmico do Irã informou, nesta terça-feira (13), ter ultrapassado entre 60 a 70 quilos o limite de armazenamento de urânio enriquecido estabelecido pelo Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA).

O porta-voz da Agência de Energia Atômica do Irã (AEAI), Behruz Kamalvandi, disse que “atualmente a quantidade do urânio enriquecido do Irã é de 360 a 370 quilogramas”.

Em cerimônia na usina nuclear de Fordow, o porta-voz acrescentou que “agora, produzimos com uma boa capacidade e esta quantidade aumenta com rapidez”, informa a revista Veja.

No começo do mês de julho, a AEAI anunciou que tinha superado os 300 quilos de reservas de urânio permitido pelo pacto e que começara a enriquecer urânio a 4,5%, quando o limite estipulado é de 3,67%.

Segundo o acordo de 2015, do qual os Estados Unidos se retiraram em 2018, o Irã deve limitar seu programa nuclear, para impedir o desenvolvimento em curto prazo de bomba atômica, em troca da retirada de restrições econômicas e comerciais.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email