Português   English   Español

Irã anuncia rompimento de mais um compromisso do acordo nuclear

Irã anuncia rompimento de mais um compromisso do acordo nuclear
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Teerã tem pressionado países remanescentes do acordo nuclear ao anunciar que deixaria de cumprir alguns compromissos, como os limites de armazenamento de urânio e de água pesada.


O regime islâmico do Irã informou, nesta terça-feira (13), ter ultrapassado entre 60 a 70 quilos o limite de armazenamento de urânio enriquecido estabelecido pelo Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA).

O porta-voz da Agência de Energia Atômica do Irã (AEAI), Behruz Kamalvandi, disse que “atualmente a quantidade do urânio enriquecido do Irã é de 360 a 370 quilogramas”.

Em cerimônia na usina nuclear de Fordow, o porta-voz acrescentou que “agora, produzimos com uma boa capacidade e esta quantidade aumenta com rapidez”, informa a revista Veja.

No começo do mês de julho, a AEAI anunciou que tinha superado os 300 quilos de reservas de urânio permitido pelo pacto e que começara a enriquecer urânio a 4,5%, quando o limite estipulado é de 3,67%.

Segundo o acordo de 2015, do qual os Estados Unidos se retiraram em 2018, o Irã deve limitar seu programa nuclear, para impedir o desenvolvimento em curto prazo de bomba atômica, em troca da retirada de restrições econômicas e comerciais.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...