Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Irã alega ter apreendido navio-petroleiro estrangeiro no Golfo

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Irã diz apreende navio-petroleiro estrangeiro no Golfo
COMPARTILHE

Teerã segue acirrando as tensões em águas do Golfo Pérsico. EUA e Reino Unido observam atentamente as movimentações.

A Guarda Revolucionária do Irã anunciou, nesta quinta-feira (18), a apreensão de um petroleiro estrangeiro sob acusação de suposto contrabando de petróleo.

Com 12 pessoas a bordo, segundo a imprensa estatal iraniana, o petroleiro estaria transportando 1 milhão de litros de combustível procedente de contrabandistas iranianos com destino a clientes estrangeiros.

O navio MT Riah, com bandeira do Panamá, deixou de transmitir sua posição naquele dia perto da ilha de Qeshm, onde há uma base da Força paramilitar iraniana. Ainda não há confirmação se esta foi a embarcação capturada, informa o jornal Valor Econômico.

O governo dos Estados Unidos, contudo, afirmou que a embarcação panamense, que fica baseada nos Emirados Árabes Unidos, foi forçada a entrar no território do Irã.

Desde o final de semana, a inteligência americana investiga o que aconteceu com o MT Riah. O site de monitoramento naval Marine Vessel Traffic não tem uma localização exata do petroleiro desde 7 de julho, registra a revista Veja.

Enquanto isso, além da atenta observação norte-americana, o governo do Reino Unido segue enviando navios de guerra para o Golfo. A fragata HMS Kent será a terceira embarcação direcionada à região. O governo britânico afirma que se trata de uma decisão “de rotina“.

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram