Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Irã diz que decisão de Trump sobre Golã causará crise regional

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Irã diz que decisão de Trump sobre Golã causará crise regional
COMPARTILHE

Irã considerou nesta sexta-feira (22) que “as decisões impetuosas” dos Estados Unidos sobre as Colinas de Golã causarão uma “crise” na região do Oriente Médio.

“As políticas americanas são perigosas para o mundo e empurram regiões sensíveis para crises contínuas”, ressaltou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores do Irã.

A declaração do regime islâmico do Irã é uma resposta à ação do presidente Donald Trump de reconhecer a soberania israelense sobre as Colinas de Golã.

O território localizado na Síria foi anexado pelo Exército de Israel após o país ser atacado por Egito, Síria e Jordânia, em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias.

“Depois de 52 anos, é hora de os Estados Unidos reconhecerem completamente a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã”, afirmou Trump, nesta quinta-feira (21), segundo a RENOVA.

O porta-voz da Chancelaria iraniana, Bahram Qasemi, afirmou que Israel, “como regime de ocupação, não tem soberania sobre nenhuma das terras islâmicas e árabes, e a ocupação deveria terminar rapidamente”.

Para Qasemi, “a decisão intervencionista do presidente dos EUA não muda o fato de que as Colinas de Golã pertencem à Síria”, além de representar uma violação das leis internacionais, registra a agência EFE.

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram