Português  English  Español  Español
Português  English  Español  Español

Irã ultrapassa limite de urânio enriquecido estipulado em acordo

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia
Irã ultrapassa limite de urânio enriquecido estipulado em acordo

Desafiando uma advertência da Europa para que se mantivesse leal ao pacto apesar das sanções impostas pelos EUA, o Irã segue enriquecendo urânio.

O regime islâmico do Irã ultrapassou o limite de seu estoque de urânio enriquecido previsto em um acordo feito com grandes potências no ano de 2015.

Segundo a agência semioficial de notícias Fars, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) medirá o estoque de urânio enriquecido armazenado por Teerã ainda nesta segunda-feira (1º).

Segundo O Globo, o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, confirmou a violação do pacto:

“Fui informado de que o Irã ultrapassou o limite de 300 quilos, segundo o plano que havíamos anunciado previamente. Dissemos claramente o que faríamos e assim estamos fazendo. Consideramos que isso é parte dos nossos direitos sob o acordo.”

Enriquecer urânio a um baixo nível de 3,6% de material físsil é o primeiro passo em um processo que eventualmente pode permitir ao Irã acumular urânio altamente enriquecido para construir uma ogiva nuclear, informa o jornal Estadão.

O Irã afirma que seu programa nuclear visa somente a fins pacíficos, incluindo a geração de energia.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias