Em novembro de 2020, pouco depois do lançamento do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Banco Itaú cometeu uma falha grave.
A instituição financeira acabou realizando transferências indevidas para contas de diversos bancos,.
De acordo o site Cointelegraph, após o erro na integração com o Pix, o Itaú acabou processando os bancos que receberam os valores indevidos.
Entre os alvos do processo estão o Banco do Brasil, Bradesco, Sicred, Bancoob, Nubank, Banco Original e Banco Inter.
Na ação, o Itaú destaca:
“Em razão de um erro sistêmico, foram realizadas transferências indevidas e, portanto, em excesso, para as contas bancárias dos bancos favorecidos (em simples explicação: houve débito de X e crédito de X + X). Esse tipo de falha sistêmica ocorre com alguma frequência no âmbito das instituições financeiras.”
De acordo com o processo aberto pelo Itaú, as transferências realizadas em duplicidade, de forma indevida, totalizam exatos R$ 966.392.
Ainda segundo o banco, mesmo estando “cientes da falha sistêmica”, os processados não devolveram o dinheiro e ainda permitiram aos seus clientes utilizar o valor transferido indevidamente.
ESSE É UM DOS BANCOS QUE NÃO GOSTAM DE POBRE.
NÃO TEM NOTAS BAIXAS NOS CAIXAS ELETRÔNICOS E ACHA QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO E COMERCIANTES INFORMAIS NÃO PRECISAM DE TROCO.
DEIXA O CLIENTE ENFRENTAR FILA DO LADO DE FORA DA AGÊNCIA, PARA SACAR NOTAS DE DEZ E CINCO REAIS E DEPOIS COBRA ALTO POR CADA SAQUE EXCEDIDO DO LIMITE, QUE GERALMENTE É QUATRO VEZES SEM TAXA, AO MÊS.
Isso que segundo Pesquisas o ITAÚ é o TOP Nº 1 dos Bancos mais Modernizados a nível Nacional e Internacional, imaginem o que poderá acontecer com os outros Bancos ??