“Creio que até os Jogos Olímpicos o problema será solucionado”, diz embaixador japonês no Brasil.
A pouco mais de cinco meses dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o número de casos confirmados de infecção por coronavírus está mantendo um ritmo constante de crescimento.
O número de contaminados por coronavírus já passa de 43 mil, com pelo menos 1.018 mortes confirmadas.
Na opinião do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, a epidemia não será um problema para o maior evento esportivo do mundo:
“Estou observando as notícias do Japão todos os dias e a gente tem muito cuidado com a saúde. A vida é normal, e nossos colegas estão se esforçando muito no preparo dos Jogos Olímpicos. Para mim, ainda que tenha problema de coronavírus, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Tóquio não terão problemas.”
Segundo a revista Veja, Yamada disse confiar no sistema de saúde japonês e nas medidas que o governo tem tomado para evitar que o vírus se espalhe:
“O Japão é um país onde o sistema de saúde é muito avançado. Os governos locais e hospitais estão trabalhando para conter a contaminação pelo coronavírus. Não podemos dizer muito [sobre a doença], mas posso dizer que o governo e as autoridades estão tomando medidas máximas para prevenir a contaminação.”
Yamada também acredita que o coronavírus já terá perdido força até os Jogos Olímpicos:
“Estamos, bem como a comunidade internacional, empreendendo esforços para lutar contra o coronavírus. Creio que até os Jogos Olímpicos o problema será solucionado.”