Japão se prepara para mandar à forca membros de seita

Idiomas:

Português   English   Español
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Mais de 20 anos após ataque com gás sarin no metrô de Tóquio, 13 integrantes de grupo religioso condenados à morte pelo atentado finalmente devem ser executados. Preparativos indicam enforcamento iminente.


O Japão lembra nesta terça-feira (20) os 23 anos de um ataque com gás sarin no metrô de Tóquio, enquanto o país se prepara para executar membros de uma seita religiosa condenados à morte pelo atentado.

Treze integrantes da seita Verdade Suprema (Aum Shinrikyo, em japonês), entre eles seu carismático guru e “cérebro” do atentado, Shoko Asahara, estão no corredor da morte de diferentes prisões do país, à espera de serem enforcados a qualquer momento, condenados à pena capital pelo ataque ao metrô e outros crimes.

O atentado ao metrô de Tóquio, considerado o pior no país desde o fim da Segunda Guerra, fez 13 mortos e deixou 6.300 pessoas com problemas de saúde devido à intoxicação, muitos deles irreversíveis.

As vítimas foram lembradas nesta terça-feira com flores depositadas em seis estações de metrô atingidas pelo ataque em pleno horário de pico, na manhã de 20 de março de 1995.

Embora a maioria dos japoneses apoie a pena de morte, a Associação de Prevenção e Reabilitação de Seitas (JSCPR) do Japão pede que 12 dos condenados tenham sua pena capital convertida em prisão perpétua, com exceção do líder e fundador da Verdade Suprema, Asahara (cujo nome real é Chizuo Matsumoto).

“Se eles fossem executados, perderíamos uma grande oportunidade para compreender melhor as seitas e as pessoas que foram manipuladas para cometer os atentados, algo que seria muito útil para evitar o terrorismo”, disse o psicólogo forense e membro da JSCPR, Kimiaki Nishida, durante entrevista coletiva.

 
Com informações de: [DW]

RENOVA Mídia precisa do seu apoio para continuar em funcionamento. Conheça nossa história e faça sua doação (boletou ou cartão) através da plataforma ApoiaSe. Clique AQUI e faça sua parte.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...