Português   English   Español
Português   English   Español

Japão se prepara para retomar caça comercial de baleias

Japão se prepara para retomar caça comercial de baleias
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

O Japão se desfiliará da Comissão Baleeira Internacional (IWC) para retomar a caça comercial de baleias.

A informação foi publicada nesta quinta-feira (20) a agência de notícias “Kyodo News“, citando fontes do governo.

A saída do Japão da IWC está planejada para 2019 e será anunciada no final deste ano. O governo japonês planeja retomar a caça de baleias somente em mares próximos ao território japonês e de sua zona econômica exclusiva.

No início deste ano, as tentativas de Tóquio para reverter uma proibição global à caça comercial de baleias fracassaram quando nações contrárias à prática derrotaram uma proposta japonesa que teria permitido a caça.

O Japão suspendeu a caça comercial de baleias em 1982, alinhando-se a uma moratória adotada pela IWC. Mesmo assim, o país caça baleias no Oceano Antártico desde 1987 para o que classifica como fins de “pesquisa científica”, mas que tem sido criticado internacionalmente como um disfarce para fins comerciais.

O Japão tem há muito argumentado que a maioria das espécies de baleia não está ameaçada e que comer o animal é uma parte importante da cultura culinária do país, registra a “Reuters“.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...

Curta a RENOVA!