Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Japão tem planos para extrair água do gelo lunar

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Japão tem planos para extrair água do gelo lunar
Imagem: Divulgação/JAXA
COMPARTILHE

Japoneses acreditam que seria mais barato produzir combustível da água diretamente na Lua.

A agência do Japão de exploração espacial (JAXA) tem planos para produzir combustível a partir de água extraída de possíveis depósitos de gelo na Lua.

Ao longo da década de 2020, Tóquio está planejando cooperar com os Estados Unidos na construção da plataforma orbital lunar Gateway e, no ano de 2035, montar uma fábrica de combustível no polo sul do satélite natural da Terra.

Os especialistas da agência espacial do Japão acreditam que seria mais barato produzir combustível da água diretamente na Lua do que levar água do nosso planeta.

Imagem: Divulgação/JAXA

As informações foram publicadas, nesta segunda-feira (28), pela agência de notícias Kyodo.

Primeiramente, os japoneses terão que dividir a água em oxigênio e hidrogênio, e, posteriormente, combiná-los para obter energia.

De acordo com membros da JAXA ouvidos pelo jornal, este combustível limpo será utilizado numa nave espacial capaz de transportar até quatro astronautas, bem como realizar viagens de até 1 mil quilômetros na superfície da Lua.

Para cada viagem de ida e volta à plataforma orbital, seriam necessárias 37 toneladas de água, mais uma estimativa de 21 toneladas para cada missão exploratória na superfície lunar.

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram