Português   English   Español

Jornalista do Estadão diz que ‘blogueiros amigos’ atacam Santos Cruz

Jornalista do Estadão diz que 'blogueiros amigos' atacam Santos Cruz
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Autor da “lista negra” do Estadão, o jornalista José Fucs está muito preocupado com o ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz, perdendo o controle da Secom. Ele acusa “blogueiros amigos” de tramarem contra o general.


José Fucs, jornalista que criou a “lista negra” do Estadão, diz que “blogueiros amigos” tentam derrubar o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto Santos Cruz, em busca da verba da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom).

No dia 16 de março, Fucs colocou a RENOVA em uma lista negra de usuários das redes sociais, políticos, influenciadores digitais e iniciativas de jornalismo independente acusados de integrarem uma suposta “máquina de assassinato de reputação”.

Já nesta terça-feira, dia 7 de maio, o jornalista publicou, em seu blog no Estadão, um texto intitulado “Santos Cruz, a publicidade oficial e os ‘blogueiros amigos'”, onde acusa os membros da lista negra de integrarem uma campanha contra o general Santos Cruz coordenada por:

  • Jair Bolsonaro, presidente da República;
  • Eduardo Bolsonaro, deputado federal;
  • Carlos Bolsonaro, vereador;
  • Fábio Wajngarten, presidente da Secom;
  • Olavo de Carvalho, filósofo;
  • Assessores ligados a Olavo;

Segundo a narrativa propagada por Fucs, os comentários polêmicos do ministro da Secretaria de Governo sobre as redes sociais não são a razão real das críticas, mas a ação de “blogueiros amigos […] sedentos pelo dinheiro oficial para reforçar a musculatura”.

Em ambas as matérias, o jornalista não apresenta nenhuma prova para comprovar suas denúncias, trabalhando apenas com conjecturas, conhecidas por muitos no Brasil como “fofoca”, “fuxico”, “mexerico”, etc.

O discurso do jornalista do Estadão é bem parecido com o propagado na última segunda-feira (6) por Alexandre Borges, comentarista da Jovem Pan, outro veículo de informação da grande mídia brasileira.

“Algumas alas do governo [Bolsonaro] estariam querendo abrir mão do critério técnico para criar a sua própria blogosfera de defesa do governo”, disse Borges durante participação no programa “3 em 1”.

“Vamos ficar de olho. Vamos ver como a Secom vai gastar dinheiro daqui pra frente, seja lá quem estiver à frente da Secom. […] Se começar a irrigar e criar uma blogosfera petista de sinal trocado, nós vamos denunciar”, disse o comentarista.

Já José Fucs impulsiona a mesma narrativa, mas com um tom mais alarmante. Segundo o funcionário do Estadão, caso Santos Cruz perca o controle da Secom, “o País deverá reviver os tempos do PT na comunicação oficial, com sinal trocado”.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...