Português   English   Español
Português   English   Español

Judeus com medo de usar quipá nas ruas da Alemanha

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Após um ataque antissemita em Berlim, capital da Alemanha, o principal líder judeu no país aconselhou o uso de outros chapéus para evitar novos ataques.

O presidente do Conselho Central dos Judeus na Alemanha, Josef Schuster, alertou os judeus para não utilizarem quipá quando circularem pelas ruas das grandes cidades do país.

Em entrevista a uma rádio de Berlim, o líder judaico afirmou que em períodos normais ele incentiva o uso da quipá como forma de demonstração de fé. Mas em períodos sensíveis, como o atual, recomenda que se evite seu uso.

O conselho veio após um vídeo com imagens de dois judeus agredidos em Berlim. O uso da quipá por homens denota respeito e temor a Deus.

A revista Veja tem mais informações sobre o vídeo da agressão acima:

O suspeito pela agressão é um rapaz de 19 anos. Uma das vítimas, Adam Armoush, de 21 anos, é cidadão israelense, mas diz não ser judeu. Ele teria colocado a quipá para provar ao amigo que era seguro utilizá-la nas ruas. À televisão alemã, Armoush contou que a experiência deu errado quando os dois foram atacados por homens que gritavam “yahudi”, palavra em árabe para “judeu”.

Armoush e o amigo foram atacados com um cinto por um jovem identificado como Knaan S, um sírio que supostamente estaria pedindo asilo na Alemanha. A vítima filmou o ataque e postou o vídeo na internet. Logo ele se tornou viral e alcançou diversos portais da comunidade judaica. Knaan se entregou à polícia alguns dias depois.

Segundo informações da Gazeta do Povo, protestos contra o antissemitismo ocorreram por cidades da Alemanha nesta quarta-feira (25):

Várias cidades da Alemanha registram nesta quarta-feira (25) protestos apelidados de “marcha do quipá” contra o aumento do antissemitismo no país, 70 anos após o Holocausto.

Ataques contra judeus na Alemanha são “contra todos nós”, afirmou o ministro das Relações Exteriores alemão, Heiko Mass, em um pedido de apoio à comunidade judaica.

Compartilhe_

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários_

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias_

Newsletter

Inscreva seu email na RENOVA para receber atualizações diárias com as últimas notícias do Brasil e do mundo.

Nome:

Email: