Português   English   Español

Apoie o jornalismo independente!

Justiça condena Danilo Gentili por ‘injúria’ contra Maria do Rosário

Justiça condena Danilo Gentili por 'injúria' contra Maria do Rosário
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Gentili foi condenado a seis meses e 28 dias de detenção em regime semiaberto pela 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo.


O humorista Danilo Gentili foi condenado pela Justiça de São Paulo pelo crime de injúria contra a deputada federal Maria do Rosário (PT).

A sentença foi confirmada nesta quarta-feira (10) pela juíza Maria Isabel do Prado. Ele poderá recorrer em liberdade.

A suposta injúria aconteceu em um vídeo publicado por Gentili no dia 22 de março de 2016.

De acordo com a decisão da magistrada, o humorista injuriou a deputada “ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe alcunha ofensiva, bem como expôs, em tom de deboche, a imagem dos servidores públicos federais e a Câmara dos Deputados.”

A magistrada pontua que, da colisão de direitos fundamentais em que alguém ultrapassa a linha da ética, surge no Estado de Direito a tutela penal como legítimo instrumento de contenção contra o uso abusivo da liberdade de expressão, informa o UOL.

A defesa alegou que o humorista não teve a intenção de atacar Maria do Rosário, mas a juíza não reconheceu a alegação.

Na sentença, segundo a Jovem Pan, a juíza afirmou:

“Se a intenção do acusado não fosse a de ofender, achincalhar, humilhar, ao ser notificado pela Câmara dos Deputados, a qual lhe pediu apenas que retirasse a ofensa de sua conta do Twitter, o acusado poderia simplesmente ter discordado ou ter buscado a orientação jurídica de advogados para acionar pelo que entendesse ser seu direito.”

Através da rede social Twitter, Gentili ironizou a decisão judicial na noite desta quarta. “Quem vai me levar cigarro?”, questionou.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on reddit
Share on linkedin
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...