Chefe da Segurança Nacional da Coreia do Sul informou que o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, convidou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para um encontro oficial. Trump aceitou.
Donald Trump aceitou um convite histórico da Coreia do Norte para se encontrar com o líder norte-coreano Kim Jong-Un em maio. O chefe da delegação da Coreia do Sul não informou o local da reunião.
A informação foi publicada em primeira mão pela correspondente de segurança nacional da Fox News, Jennifer Griffin, através do Twitter:
EXCLUSIVE Sr US official tells me S Korean National Security Adviser will announce at 7 pm EST from WH: an invitation from Kim Jong Un to meet Trump; no change to planned US South Korea military exercises in April and commitment by Kim Jong Un to stop nuclear & missile testing.
— Jennifer Griffin (@JenGriffinFNC) March 8, 2018
De acordo com a jornalista, a Casa Branca vai anunciar o convite nos próximos minutos.
A informação foi confirmada pela CNN e FoxNews, segundo informações do Globo:
O líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, convidou o presidente dos EUA, Donald Trump, para um encontro, segundo as redes CNN e Fox News.
Em visita à Casa Branca, o chefe da delegação sul-coreana que iniciou diálogos com o regime nesta semana tinha um anúncio marcado para 21h. Alardeada por Trump como “um grande pronunciamento”, a declaração veio após um encontro no qual os sul-coreanos, segundo a imprensa, entregaram uma carta do líder supremo endereçada ao chefe de Estado americano.
O chefe do Gabinete de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong, e o chefe do Serviço de Inteligência Nacional, Suh Hoon, viajaram a Washington, onde explicaram a autoridades dos EUA a posição da Coreia do Norte a favor de conversas futuras com Washington e a possibilidade de Pyongyang suspender testes nucleares caso a segurança do regime seja assegurada.
Chung, que liderou na segunda-feira a delegação sul-coreana para o primeiro encontro com Kim Jong-un, se encontrou com o assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, H.R. McMaster, na Casa Branca, dando início a uma rodada de discussões com autoridades seniores do governo. Depois, o grupo manteve uma breve conversa com Trump.