- PUBLICIDADE -

Látex do pé da mangaba ajuda na cicatrização para diabéticos

Foto: Arquivo Pessoal
- PUBLICIDADE -

Alunos brasileiros do ensino médio criam produto de cicatrização para diabéticos.

Uma dupla de estudantes do ensino médio técnico da Bahia desenvolveu um produto para auxiliar na cicatrização de feridas de pessoas com diabetes.

O produto, que foi batizado como CicatriBIO, tem três formulações: biomembrana (curativo), creme e gel. 

O principal componente de todas elas é o látex do pé da mangaba — também conhecido como leite de mangabeira — que auxilia na cicatrização por meio da angiogênese. 

João Pedro de Oliveira e Ítila Maykely Conceição, do Instituto Federal Baiano de Catu, são os responsáveis pelo desenvolvimento do produto inovador.

Foto: Glauco Neves/Diretoria de Comunicação do IF Baiano

Em entrevista à revista Galileu, João Pedro explicou:

“É um tipo de processo que estimula a formação de vasos sanguíneos. Como o diabético tem uma deficiência circulatória, a nossa hipótese é de que esses produtos, ao entrarem em contato com o ferimento, vão proporcionar uma maior oferta de sangue e, consequentemente, de nutrientes, o que é essencial para a cicatrização.”

Os bons resultados iniciais do estudo possibilitaram análises de caráter biológico na Universidade Estadual De Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, na Bahia.

Os próximos passos exigem paciência, ainda segundo a revista Galileu.
Caso testes em camundongos apresentem resultados positivos, mais experimentos serão realizados para que o produto se encaixe nos critérios de registro de medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e para que sejam conduzidos testes clínicos em humanos.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -