Português   English   Español

Operação Lava Jato é elogiada pela imprensa internacional

sergio-moro-juiz-lava-jat
Capa: Evaristo Sa/AFP

Em editoriais, jornais internacionais destacam o combate à corrupção e exaltam atuação do juiz federal Sergio Moro.

O The New York Times destacou, logo no título, que Lula está na prisão e a democracia no Brasil, em perigo. O texto diz, também, que “quando uma enorme rede anticorrupção varre o político mais popular de um país, a justiça é servida, mas a democracia é testada”. O jornal classifica como “corajosa” a condução das investigações pelo juiz Sergio Moro.

De acordo com informações da Veja:

Outro jornal americano a comentar a atual situação política do Brasil foi o Washington Post. O principal desdobramento da prisão de Lula, segundo o veículo, é a polarização do que foram denominadas instituições liberais: de um lado, estariam os que criticam o encarceramento do candidato apontado como líder nas pesquisas de intenção de voto; do outro, os defensores do combate à corrupção desenfreada.

O Post ressalva, porém, que ”ambos os argumentos têm algum mérito”. Sobre os rumos da corrida presidencial, o jornal destaca a figura do deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ), ”populista de direita que escandalizou o establishment político com retórica ofensiva e elogios aos governantes militares do passado do Brasil”.

Da França, o Le Monde publicou um editorial sobre ”a desgraça de um presidente”, ressaltando que a Operação Lava Jato mostrou que ”ninguém está acima da lei” e que a missão das investigações é provar que se trata de corrupção ”sistêmica” e não um ”ato político”. Em outro texto, o Le Monde traça um perfil de Sergio Moro, apontado como ”o juiz anticorrupção que faz o Brasil tremer”.

 

Tarciso Morais

Tarciso Morais

Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Deixe seu comentário

Veja também...