Português   English   Español

Lava Jato quer Sergio Moro no Ministério da Justiça

Lava Jato quer Sergio Moro no Ministério da Justiça

Os integrantes da Operação Lava Jato querem que o juiz federal Sergio Moro aceite o ministério oferecido pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.

Integrantes da força-tarefa da Lava Jato enxergam com simpatia a conversão de Sergio Moro em ministro da Justiça.

Eles acreditam que, transferindo-se para Brasília, o juiz pode colocar o seu prestígio a serviço de uma articulação para aprovar reformas legislativas capazes de fortalecer o combate à corrupção.

Um procurador disse ao jornalista Josias de Souza que é preciso “olhar para além da Lava Jato”, porque “a engrenagem que favorece a impunidade ainda não foi desmontada”.

O aperfeiçoamento da legislação tornou-se prioritário. Deseja-se aprovar no Congresso pacote com 70 medidas anticorrupção. Coisa elaborada pela FGV e a Transparência Internacional. As mudanças cristalizariam avanços obtidos na Lava Jato, preparando o terreno para o surgimento de operações semelhantes no futuro. Imagina-se que, no comando de um superministério da Justiça, Moro teria autoridade para liderar a transformação.

De resto, os procuradores da Lava Jato tratam a provável transferência de Moro como uma espécie de rito de passagem que o levará da Esplanada dos Ministérios para o Supremo Tribunal Federal. Ali, estima-se que a atuação do magistrado pode ser ainda mais relevante para o esforço anticorrupção.

 

Adaptado da fonte UOL

Deixe seu comentário

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter