Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
- PUBLICIDADE -

Lava vulcânica no Havaí chega ao oceano Pacífico e gera alerta

Tarciso Morais

Tarciso Morais

COMPARTILHE

Dois fluxos de lava chegaram ao oceano na costa sudeste de Puna durante a noite de domingo (20), na Grande Ilha do Havaí, disse o serviço geológico americano (USGS).

As autoridades do Havaí alertaram para o perigoso fenômeno do encontro da lava proveniente do vulcão Kilauea com as águas do Oceano Pacífico.

Uma fenda se abriu no solo sob um dos canais de lava, “desviando lava para cavidades subterrâneas”, explicou o comunicado do USGS.

O encontro da lava incandescente com a água produz fumaças ácidas, um fenômeno chamado em inglês de “laze” – uma mistura de “lava” e “haze” (névoa).

“A nuvem de fumaça é uma mistura irritante de ácido clorídrico (HCl), vapor e pequenas partículas de vidrio vulcânico”, disse o USGS.

De acordo com informações do Correio Braziliense:

“Essa mistura gasosa, corrosiva e quente causou duas mortes no ano 2000 na zona onde o mar entrou em contato com os fluxos de lava recentes e ativos”, explicou. O USGS também advertiu que as emissões de gases vulcânicos “triplicaram como resultado das volumosas erupções”.

Os ventos moderados fazem que as áreas para onde sopra o vento do vulcão “possam experimentar níveis variáveis” de fumaça vulcânico, uma espécie de névoa que se forma quando as emissões reagem ao oxigênio, à umidade, à poeira e à luz solar, disse o USGS.

O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo e um dos cinco na Grande Ilha do Havaí. Começou a entrar em erupção em 3 de maio, forçando a evacuação de 2 mil pessoas que moram na região da montanha.

Cientistas acreditam que a atividade vulcânica possa ser precursora de uma erupção maior, similar a uma registrada na ilha em meados da década de 1920.

- PUBLICIDADE -
Error: Embedded data could not be displayed.
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM
Error: Embedded data could not be displayed.