Nokia começou a testar as tecnologias para 5G no Brasil em fevereiro do ano passado em parceria com a Tim.
A Nokia, fabricante da Finlândia, espera que o Brasil sedie no próximo ano o maior leilão de espectro para tecnologia 5G no mundo.
Caso a expectativa finlandesa se confirme, o Brasil será um dos primeiros países da América Latina a implementar a rede de internet ultrarrápida, segundo afirmação de um executivo de alto escalão da empresa à agência Reuters.
Após fechar parceria com a operadora estatal uruguaia Antel para lançar a primeira rede comercial 5G da América Latina, a Nokia agora está mirando o Brasil, seu maior mercado na região.
O órgão regulador de telecomunicações no Brasil, Anatel, ainda está definindo as regras do leilão. Em maio, o órgão decidiu que tanto a frequência 2,3 GHz quanto a 3,5 GHz serão alocadas ao 5G. Outras bandas como a 26 GHz e a 700 MHz também podem ser adicionadas ao mesmo leilão.
Wilson Cardoso, diretor de soluções para América Latina da Nokia, disse que ae todas as quatro forem leiloadas conjuntamente, será o maior leilão único de espectro para 5G no mundo.