Português   English   Español

Líder direitista Salvini pronto pra formar governo na Itália

O líder da coalizão de direita, Matteo Salvini, do partido Liga, está pronto para receber um “pré-encargo” do presidente da Itália, Sergio Mattarella, para formar um governo.

Salvini se prepara para apresentar seu programa no Parlamento e pedir o apoio de deputados e senadores de outros partidos. A expectativa do político direitista italiano é conseguir algum apoio em parte do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S).

De acordo com informações da Isto É:

Como não há acordo entre as três forças que dividem o Parlamento, o presidente da República tem poucas opções na mesa: convocar eleições antecipadas, o que ele tenta evitar a todo custo; formar uma espécie de “governo de união nacional” para aprovar um novo sistema eleitoral e levar o país às urnas em 2019, algo difícil de se conseguir em um clima de hostilidade mútua; ou dar um “pré-encargo” de primeiro-ministro a alguém.

Salvini, líder da coalizão vencedora das eleições de 4 de março, é quem mais se aproxima matematicamente de obter a maioria no Parlamento. A aliança conservadora tem 41,4% dos assentos na Câmara dos Deputados e 42,8% no Senado e precisaria, respectivamente, de 55 e 24 votos para conseguir governar.

Isso representaria aproximadamente 25% dos parlamentares do M5S, partido mais cortejado por Salvini. No entanto, ainda não há indícios de algum movimento dentro da legenda antissistema para apoiar a coalizão de direita.

Deixe seu comentário

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter