Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Líder do PT britânico promete construir uma ‘Europa socialista’

Líder do PT britânico promete construir uma 'Europa socialista'
COMPARTILHE

Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista britânico, disse que trabalhará para construir uma “Europa socialista” dentro e fora das instituições da União Europeia.

Falando em uma reunião de partidos da social-democracia europeia em Lisboa na sexta-feira (7), Jeremy Corbyn prometeu imitar o sucesso do governo de esquerda de Portugal, que reverteu parte das políticas de austeridade adotadas depois da crise de 2008 e obteve resultados econômicos positivos.

Corbyn disse que os partidos de centro-esquerda do continente precisam se livrar das “políticas neoliberais fracassadas” e encontrar soluções para os problemas das pessoas – ou serão deslocados pelos “populistas falsos da extrema direita”.

Em uma situação excepcional para a social-democracia na Europa, que tem sofrido derrotas eleitorais em vários países, o Partido Socialista Português está no topo das pesquisas para as eleições do próximo ano.

Desde 2015, o partido governa em uma coalizão informal com apoio do Bloco de Esquerda, dos Verdes e do Partido Comunista, na chamada “geringonça”.

O líder esquerdista do Reino Unido declarou:

Quero prestar homenagem à esquerda portuguesa como um todo, ao Partido Socialista Português e aos partidos que o apoiam no governo. Porque foi essa aliança de forças progressistas em Portugal que tornou possível começar a virar a maré da fracassada economia da austeridade.

E acrescentou:

Dentro ou fora da União Europeia, somos internacionalistas. Como socialistas e sindicalistas, trabalharemos juntos para ajudar a construir uma verdadeira Europa social: uma Europa dos cidadãos, uma Europa socialista, que fortaleça a solidariedade além das fronteiras, resista à erosão dos direitos e proteções e trabalhe em conjunto para ampliá-los para todos os trabalhadores, consumidores e o meio ambiente.

Adaptado da fonte Globo

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários