Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista britânico, disse que trabalhará para construir uma “Europa socialista” dentro e fora das instituições da União Europeia.
Falando em uma reunião de partidos da social-democracia europeia em Lisboa na sexta-feira (7), Jeremy Corbyn prometeu imitar o sucesso do governo de esquerda de Portugal, que reverteu parte das políticas de austeridade adotadas depois da crise de 2008 e obteve resultados econômicos positivos.
Corbyn disse que os partidos de centro-esquerda do continente precisam se livrar das “políticas neoliberais fracassadas” e encontrar soluções para os problemas das pessoas – ou serão deslocados pelos “populistas falsos da extrema direita”.
Em uma situação excepcional para a social-democracia na Europa, que tem sofrido derrotas eleitorais em vários países, o Partido Socialista Português está no topo das pesquisas para as eleições do próximo ano.
Desde 2015, o partido governa em uma coalizão informal com apoio do Bloco de Esquerda, dos Verdes e do Partido Comunista, na chamada “geringonça”.
O líder esquerdista do Reino Unido declarou:
Quero prestar homenagem à esquerda portuguesa como um todo, ao Partido Socialista Português e aos partidos que o apoiam no governo. Porque foi essa aliança de forças progressistas em Portugal que tornou possível começar a virar a maré da fracassada economia da austeridade.
E acrescentou:
Dentro ou fora da União Europeia, somos internacionalistas. Como socialistas e sindicalistas, trabalharemos juntos para ajudar a construir uma verdadeira Europa social: uma Europa dos cidadãos, uma Europa socialista, que fortaleça a solidariedade além das fronteiras, resista à erosão dos direitos e proteções e trabalhe em conjunto para ampliá-los para todos os trabalhadores, consumidores e o meio ambiente.
Adaptado da fonte Globo