Líder do PT britânico promete construir uma ‘Europa socialista’

Idiomas:

Português   English   Español
Líder do PT britânico promete construir uma 'Europa socialista'
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista britânico, disse que trabalhará para construir uma “Europa socialista” dentro e fora das instituições da União Europeia.


Falando em uma reunião de partidos da social-democracia europeia em Lisboa na sexta-feira (7), Jeremy Corbyn prometeu imitar o sucesso do governo de esquerda de Portugal, que reverteu parte das políticas de austeridade adotadas depois da crise de 2008 e obteve resultados econômicos positivos.

Corbyn disse que os partidos de centro-esquerda do continente precisam se livrar das “políticas neoliberais fracassadas” e encontrar soluções para os problemas das pessoas – ou serão deslocados pelos “populistas falsos da extrema direita”.

Em uma situação excepcional para a social-democracia na Europa, que tem sofrido derrotas eleitorais em vários países, o Partido Socialista Português está no topo das pesquisas para as eleições do próximo ano.

Desde 2015, o partido governa em uma coalizão informal com apoio do Bloco de Esquerda, dos Verdes e do Partido Comunista, na chamada “geringonça”.

O líder esquerdista do Reino Unido declarou:

Quero prestar homenagem à esquerda portuguesa como um todo, ao Partido Socialista Português e aos partidos que o apoiam no governo. Porque foi essa aliança de forças progressistas em Portugal que tornou possível começar a virar a maré da fracassada economia da austeridade.

E acrescentou:

Dentro ou fora da União Europeia, somos internacionalistas. Como socialistas e sindicalistas, trabalharemos juntos para ajudar a construir uma verdadeira Europa social: uma Europa dos cidadãos, uma Europa socialista, que fortaleça a solidariedade além das fronteiras, resista à erosão dos direitos e proteções e trabalhe em conjunto para ampliá-los para todos os trabalhadores, consumidores e o meio ambiente.

Adaptado da fonte Globo

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...