Líder miliciano que lutou contra os EUA lidera eleição no Iraque

Muqtada al-Sadr é um líder miliciano incendiário cujas forças combateram as tropas americanas no Iraque e se envolveram em extensas atrocidades contra civis.

Ele surgiu de forma surpreendente como um dos principais nomes nas eleições nacionais iraquianas, segundo as autoridades eleitorais.

Depois que as forças dos Estados Unidos se retiraram do Iraque, em 2011, Al-Sadr manteve seu discurso antiamericano, embora também critique muito o Irã, a outra potência estrangeira com ampla influência no país.

De acordo com informações da Folha:

A vitória da coalizão política de Al-Sadr poderia complicar a estratégia de Washington no Iraque. Os militares americanos têm treinado, compartilhado informações e planejado missões com antigos milicianos no país, apostando que essa parceria militar possa impedir o retorno do Estado Islâmico.

Al-Sadr criticou intensamente os ataques aéreos dos EUA no Iraque contra o EI, mas pouco disse sobre sua disposição a permitir que tropas americanas continuem em solo iraquiano.

As autoridades americanas não têm certeza —apesar de não estarem preocupadas ainda— de qual será a posição do futuro governo iraquiano sobre a questão.

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *