- PUBLICIDADE -

Líderes indígenas do Brasil celebram presença de Ysani na ONU

Líderes indígenas do Brasil celebram presença de Ysani na ONU

- PUBLICIDADE -

Ysani Kalapalo, que se declara como uma indígena do século 21, é parte integrante da comitiva do Brasil em direção à Assembleia Geral da ONU.

Lideranças indígenas do Brasil celebraram o convite do presidente da República, Jair Bolsonaro, à indígena Ysani Kalapalo para compor a comitiva que vai representar o país na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

A associação dos produtores da Comunidade Volta do Teso (ASPROVOLT), localizada na terra indígena Raposa Serra do Sol, redigiu uma carta aberta dando apoio irrestrito a Ysani, informa o site Renews, em matéria compartilhada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, nesta segunda-feira (23).

Mauraiky Waiana, liderança da etnia Waiana, presidente da associação dos grupos indígenas da região de sua aldeia, declarou apoio a Ysani em vídeo.

O cacique Jair Miranha, da região do Médio Solimões, disse que a presença de Ysani na comitiva brasileira é uma conquista para os povos indígenas.

Henrique Terena, um respeitado líder indígena da região do Mato Grosso, também gravou vídeo em apoio a Ysani e ao presidente Bolsonaro.

A aprovação sobre a presença de Ysani Kalapalo na comitiva brasileira, no entanto, não é unanimidade entre os indígenas brasileiros.

Em nota divulgada no último sábado (21), a Atix (Associação Terra Indígena Xingu) afirma que Ysani não foi indicada por nenhuma entidade representativa para compor a comitiva do governo e acusa o Planalto de desrespeitar “povos e lideranças indígenas renomados do Xingu”.

No texto assinado por 14 caciques, como noticiou a RENOVA, a associação diz que a Ysani “vem atuando nas redes sociais para ofender e desmoralizar as lideranças e o movimento indígena no Brasil”.

PUBLICIDADE

- PUBLICIDADE -

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -