Links no WhatsApp para responder pesquisas Datafolha/Ibope são falsos

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Mensagens no WhatsApp convidando para responder pesquisas eleitorais do Datafolha e do Ibope são falsos e levam a sites perigosos. Ambos os institutos informam não trabalhar com esse método para fazer os levantamentos.

Mauro Paulino, diretor do instituto Datafolha, declarou:

O Datafolha não faz pesquisas eleitorais através de internet. Utiliza apenas o método face a face, com entrevistas pessoais.

Em nota divulgada na terça-feira (18), o Ibope informou que não realiza pesquisas eleitorais pelo WhatsApp.

‘É falso qualquer convite ou divulgação de resultado de pesquisa realizada pela internet ou celular atribuída ao IBOPE Inteligência.’

Nas mensagens que circulam pelo aplicativo, os usuários são convidados a clicar num link para um site falso e a preencher um formulário com sua cidade, estado e candidato em quem irá votar.

Na sequência, a página exibe uma mensagem orientando a pessoa a compartilhar a pesquisa pelo WhatsApp para supostamente confirmar não ser um robô e ter acesso aos resultados da pesquisa.

Conforme mostrado em reportagens do jornal Folha de S. Paulo, um método de disseminação de conteúdo semelhante já foi identificado em pelo menos duas oportunidades neste ano como forma de espalhar vírus pelo aplicativo de mensagens.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.