Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Locomotiva a vapor mais antiga do Brasil volta a funcionar

Locomotiva a vapor mais antiga do Brasil volta a funcionar
COMPARTILHE

“Estamos trazendo desenvolvimento, geração de emprego e renda”, celebra prefeito.

Após 30 anos sem dar partida, uma joia da história do Paraná e do turismo brasileiro voltou a operar no dia 21 de novembro. 

Trem Caiçara, isto é, a locomotiva a vapor mais antiga em operação regular no Brasil, liga as cidades históricas de Morretes Antonina, através de um percurso de 16 km pelas belezas do litoral paranaense. 

O trajeto da locomotiva faz parte da Estrada de Ferro Dona Isabel, inaugurada em 1892, e se inicia na histórica Estação de Antonina reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e reformada, no ano passado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo. 

O passeio turístico tem duração de uma hora, com duas saídas diárias: às 9h30 e às 14h30, em Antonina, e às 11h e às 16h, em Morretes. O valor é de R$ 75 e o passeio deve ser agendado com antecedência.  

 O prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim, celebrou: 

“Queremos agradecer todo o apoio do governo federal, por meio do Iphan, pois a nossa centenária Estação Ferroviária foi toda restaurada, o que foi essencial para que Antonina fosse escolhida para sediar o passeio.” 

E acrescentou: 

“Com este projeto, estamos trazendo desenvolvimento, geração de emprego e renda, além de valorização da cultura para a nossa comunidade.” 

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Assinar
Notificar quando
guest
1 Comentário
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Maria
Maria
1 mês atrás

Um dos passeios mais gostosos que se tem é o de trem. Mas certamente por ser barato e não favorecer a corrupção, as ferrovias foram sucateadas.

PUBLICIDADE