Comissário da polícia londrina afirma que a utilização do sistema é “importante e essencial para ajudar a combater a violência”.
A polícia de Londres anunciou, nesta segunda-feira (27), que começará a usar o sistema de reconhecimento facial para identificar criminosos nas ruas da cidade.
As câmeras ficarão em áreas onde pesquisas indicaram ser as mais perigosas e onde há maior probabilidade de localizar possíveis criminosos.
O comissário responsável pela supervisão do sistema, Nick Ephgrave, disse que listas de procurados, compostas por fotografias, serão analisadas e que o sistema vai tentar localizar os suspeitos.
A polícia da capital do Reino Unido garante que a tecnologia foi largamente testada, já está funcionando no setor privado e que seu uso será feito de forma totalmente transparente.
Ainda segundo as autoridades, a localização das câmeras será sinalizada, e os moradores das ruas onde o sistema vai ser instalado serão notificados.
Os televisores serão de circuito fechado e não ficarão ligados aos que existem nas estradas ou em áreas públicas.
Todas as imagens que não gerem um alerta de potencial serão, segundo a polícia, “imediatamente apagadas”.
A diretora do Big Brother Watch, Ailkie Carlo, afirma que “essa decisão representa enorme expansão do estado de vigilância e uma séria ameaça às liberdades civis no Reino Unido”, informa a agência EBC.