Português   English   Español
Português   English   Español

Lua vulcânica de Júpiter continua deixando cientistas estupefatos

Lua vulcânica de Júpiter continua deixando cientistas estupefatos

Io é a quarta lua de Júpiter e com um objeto vulcânico mais ativo do sistema solar.

Cientistas publicaram nos últimos cinco anos observações impressionantes de Io, uma lua vulcânica localizada no planeta Júpiter.

Entre as diversas revelações estranhas apresentadas, os astrônomos até descreveram um vulcão que poderia influenciar a órbita da lua.

Os cinco anos de observações em infravermelho vão contra as modelagens dos cientistas sobre o planeta. A extrema atividade vulcânica de Io faz com que ela seja um alvo primário de observações dos cientistas.

Os vulcões da Io parecem estar espalhados de uma maneiras menos aleatória através da superfície, com menos vulcões nos polos ou em partes da lua que ficam de frente para Júpiter.

Os pesquisadores observaram Io por um total de 271 noites entre 2013 e 2018, usando os telescópios Keck e Gemini North, ambos no Havaí, informa o site Gizmodo.

Durante o processo, eles capturaram várias novas erupções e novos pontos de acesso, além de 113 flashes do mais poderoso vulcão de Io, o Loki Patera.

A atividade vulcânica em Júpiter apresenta temperatura mais alta que a Terra com mais magma, mas tem similaridades com a atividade vulcânica presente em nosso planeta durante seus primórdios.

Io nos dá uma ideia dos processos que formam planetas e luas, e como eles são alterados por seus ambientes.

Compartilhe...

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Veja também_

TELEGRAM

Acompanhe todas as notícias através do nosso canal no Telegram.

Comentários_

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.