Com 88 metros de altura, uma árvore da espécie “Dinizia excelsa” é a maior da Amazônia.
Às vezes, mesmo as maravilhas naturais mais impressionantes podem permanecer escondidas dos humanos por séculos. A Amazônia é a maior prova disso.
Com 88 metros de altura, a árvore mais alta da Floresta Amazônica supera em quase 30 metros recordes anteriores das maiores árvores da região.
A árvore da espécie Angelim vermelho (Dinizia excelsa), que é muito comum na Amazônia, é dona de uma madeira forte e fedorenta.
Anteriormente, antes da descoberta da árvore na floresta brasileira, pensava-se que esta espécie crescia apenas 60 metros.
Segundo a revista Galileu, os pesquisadores ainda não sabem como essas árvores conseguiram alcançar este tamanho. Alguns acreditam que o fato de terem crescido tão alto deve ser graças ao seu distanciamento absoluto das áreas urbanas e de indústrias.
Entre 2016 e 2018, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil (Inpe) coordenou um projeto para escanear a laser grandes partes da Amazônia.
Ao todo, foram digitalizadas 850 áreas de floresta distribuídas aleatoriamente, cada uma com 12 km de comprimento e 300 metros de largura.
Sete desses trechos continham evidências de árvores com mais de 80 metros de altura; a maioria estava localizada ao redor do Rio Jari, um afluente norte do Amazonas.