Maior jornal da Alemanha sofrendo pressão por fake news

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Bild, o jornal mais vendido da Alemanha, está sofrendo pressão depois que uma revista publicou matéria alegando que o jornal fabricou notícia sugerindo intromissão da Rússia na política do país.

O jornal Bild publicou uma matéria na sexta-feira (16) intitulada “Nova campanha suja do SPD“, apontando para uma suposta troca de emails entre o chefe da ala da juventude do partido social-democrata (SPD), Kevin Kuehnert, e um russo chamado “Juri“.

A publicação alemã disse ter visto capturas de tela de emails fornecidos por uma fonte anônima que aparentemente mostravam uma oferta russa de apoiar a campanha de Kuehnert contra um plano das lideranças do SPD para se juntar à coalizão da chanceler Angela Merkel.

O jornal também citou outra correspondência digital onde o líder da juventude dizia que o apoio russo seria extremamente útil.

No final do artigo, no entanto, como de costume nos veículos da grande mídia, o Bild disse que não havia provas da autenticidade dos emails.

Um jornalista do Blid procurou integrantes do partido antes de publicar a matéria. O porta-voz de Kuehnert negou qualquer troca de correspondência com os russos envolvendo o chefe da juventude. O próprio partido social-democrata também disse que apresentaria uma queixa contra a publicação da notícia.

Na quarta-feira (21), a revista Satire Titanic criticou Bild por se apaixonar por seus emails falsos.

“Uma mensagem anônima, duas, três chamadas e o jornal Bild imprime tudo o que se encaixa em sua agenda”, disse o editor da Satire Titanic, Moritz Huertgen.

O editor-chefe do Bild, Julian Reichelt, defendeu a decisão de publicar a matéria, dizendo que o jornal tinha avançado com a história porque o SPD disse que apresentaria uma queixa caso a notícia viesse a público.

 

Com informações de: [DigitalJournal]

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.