Português   English   Español
Português   English   Español

Maior parte da atividade vulcânica na Terra é submarina

Maior parte da atividade vulcânica na Terra é submarina

Novas pesquisas revelam os incríveis efeitos causados por grandiosas erupções de magma no fundo do mar.

Muita gente não sabe que cerca de 70% de todo o vulcanismo do planeta Terra ocorre sob as ondas do oceano.

Essa estatística é um grande problema para os cientistas ansiosos por aprender mais sobre vulcões subaquáticos, que, devido ao seu ambiente hostil, são muito difíceis de estudar.

Em um novo estudo, uma equipe liderada pelo geofísico John Lyons, do Alaska Volcano Observatory, analisou gravações de som de baixa frequência na atmosfera produzidas por mais de 70 erupções que ocorreram no vulcão submarino Bogoslof, na costa do Alasca entre 2016 e 2017.

Devido à sua localização remota, erupções do vulcão Bogoslof raramente são vistas, mas relatos históricos contam histórias vívidas de como é quando um vulcão submerso explode.

Um relato de testemunha ocular observado no navio Albatross em 1908 descreve uma “colossal bolha de sabão” subindo do oceano, com “gigantescas nuvens de fumaça e vapor”.

Outro relato aponta para uma “gigantesca cúpula” de água, como uma enorme bolha abrindo caminho através da água.

Graças ao trabalho do pesquisador Lyon e sua equipe, agora temos uma explicação científica para essas descrições históricas misteriosas das colossais bolhas de gás em forma de domo de Bogoslof.

Caso os pesquisadores estejam certos em seus cálculos, essas bolhas vulcânicas podem se estender até 440 metros de diâmetro, informa o site Science Alert.

Compartilhe...

Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
Share on reddit
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...

Curta a RENOVA!