Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Mais de 10 mil refugiados da Venezuela tentaram se regularizar no Brasil

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Um total de 10.079 refugiados venezuelanos tramitaram sua regularização de permanência no Brasil em menos de dois meses, segundo dados da PF publicados nesta terça-feira (22).

O número, acumulado em apenas sete semanas, equivale a um quinto de todos os pedidos realizados em três anos no Brasil e deixa claro a piora da crise humanitária na Venezuela.

De 2015 a março de 2018, 38.567 refugiados venezuelanos se apresentaram para legalizar sua situação migratória Brasil, seja através da solicitação de refúgio ou pelo pedido de visto de residência.

De acordo com informações da UOL:

Com os dados completos até essa segunda-feira, 29.202 venezuelanos solicitaram refúgio no Brasil, 9.466 pediram residência e 9.978 agendaram uma data para realizar algum desses trâmites.

A Venezuela está imersa em uma grave crise econômica, política e social.

O Brasil, que não era destino predileto dos venezuelanos, começou a ver o fluxo aumentar em sua fronteira terrestre quando os preços das passagens aéreas dispararam no país, que tem uma inflação que pode fechar 2018 com 13.800%, segundo o FMI.

Pelos dados do Grupo de Lima, o Brasil ocupa a sétima posição em uma lista dos países que mais recebem migrantes venezuelanos.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email