Mais de 200 mil refugiados venezuelanos se registram na Colômbia

O governo colombiano está realizando uma contagem para verificar quantos refugiados fugiram da Venezuela para o país sem portar nenhum documento, informou Bogotá nesta segunda-feira (7).

Nas primeiras semanas da contagem, mais de 200 mil refugiados da Venezuela já se registraram às autoridades da Colômbia.

A América do Sul está tentando lidar com um êxodo de venezuelanos, que estão deixando sua terra natal na esperança de escapar de uma crise econômica devastadora causada pela ditadura de Nicolás Maduro.

Muitos entram na Colômbia por terra pela fronteira de 2.219 quilômetros sem passar por nenhum posto de verificação da imigração.

De acordo com informações do BOL:

A Colômbia está pedindo aos venezuelanos para se registrarem se não tiverem vistos de trabalho ou turismo, dupla cidadania ou outro tipo de permissão formal para permanecer no território. O governo disse que as informações ajudarão a medir os recursos necessários para educação, assistência médica e outros serviços e que não serão usados para deportações.

Cerca de 320 mil venezuelanos na Colômbia têm vistos, renovação de vistos ou vistos de turismo com validade de 180 dias. Bogotá estima que outros 500 mil não possuem documentos e que 230 mil atravessaram o país rumo a outros destinos.

“Agora na metade do processo de registro, temos 203.989 venezuelanos registrados, ainda falta um mês”, disse Felipe Muñoz, diretor de assuntos de fronteira do governo, aos jornalistas.

 

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *