Veremos um alto número de militares da ativa concorrendo a cargos do Legislativo nas eleições de 2018.
O deputado Major Olímpio (PSL-SP), que coordena a mobilização eleitoral de policiais militares, bombeiros e membros do Exército pelo país, afirma que pelo menos 600 estão confirmados para cargos de deputado federal, estadual e ao Senado.
Somente no Estado de São Paulo são 50 militares pré-candidatos.
Em 2014, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou a candidatura de 127 oficiais da ativa e da reserva.
O interesse por participar da disputa cresceu nos últimos meses após os militares perceberem o crescimento de Jair Bolsonaro (PSL) em pesquisas de intenção de voto. E explodiu após a greve dos caminhoneiros.
Os militares concorrerão pelo PSL, partido de Bolsonaro, e também por legendas aliadas, como PR e DEM. Ainda de acordo com Major Olímpio, cada partido já formou chapas completas, incluindo a cota de 30% de candidatas do sexo feminino.
“A intervenção militar será pelo voto, e não por armas”, afirmou o deputado.
Com informações de Congresso em Foco