As manchas do óleo despejado no mar já atingiram 105 praias de 48 municípios em oito estados.
Uma mancha de petróleo cru de um tipo que não é produzido no Brasil já atingiu mais de dois mil quilômetros do litoral da região Nordeste.
Desde o início do mês de setembro, as manchas foram identificadas em oito estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Após afetar a quase totalidade do Nordeste, as manchas de óleo se aproximavam do Pará, na região Norte do país, na tarde desta quinta-feira (26).
O poluente causa um desastre ambiente de consequências ainda não avaliadas e a causa é indefinida até o momento.
A coordenadora de Emergências Ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fernanda Pirillo, afirmou tratar-se de um acidente sem precedente no Brasil, por causa da grande extensão, segundo a revista Veja.
Com base em uma análise do composto feita em parceria entre Marinha do Brasil e Petrobras, o Ibama chegou a conclusão de que ele não é fabricado no Brasil.
Se o responsável por qualquer despejo for identificado, mesmo que seja estrangeiro, poderá ser multado em até 50 milhões de reais, com base na Lei 9.605/1988, que pune condutas lesivas ao meio ambiente.