Marco Aurélio Mello disse que só o colegiado do Supremo Tribunal Federal (STF) pode derrubar sua liminar para soltar os presos em segunda instância.
Minutos antes de sair do STF para o recesso de final de ano e para as férias, o ministro Marco Aurélio Mello disse ao “BuzzFeed News” que somente o colegiado da corte pode derrubar a liminar que ele concedeu para libertar os presos condenados em segunda instância.
“Acima de cada ministro está somente o colegiado. Do contrário aconteceria uma instabilidade indesejada para na Justiça. Seria o caso somente do colegiado. E que assim prevaleça o bom direito”, disse o ministro.
Desde as 15h, o Supremo está em recesso e o presidente da corte, ministro Dias Toffoli, é o plantonista.
Marco Aurélio não acredita que Toffoli irá cassar a liminar que concedeu, mesmo o Supremo já tendo votado pela legalidade do início do cumprimento da pena a partir da condenação em segunda instância.
Conforme noticiou a Renova, Dias Toffoli é o único que pode reverter a soltura de quase 170 mil presidiários.
169 mil presidiários devem ser beneficiados pela decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).https://t.co/KwnrbZRp7i
— RENOVA (@RenovaMidia) December 19, 2018