A modernização dos AF-1 vem sendo executada desde 2009, quando a Marinha formalizou a escolha da Embraer para realizar o projeto.
No início deste mês, a Marinha do Brasil recebeu o quinto caça naval AF-1 “Falcão” modernizado pela Embraer Defesa & Segurança.
O modelo em questão é um AF-1B, para um piloto, e o penúltimo aparelho a passar pelo processo de revitalização. A sexta e última aeronave renovada está programada para ser entregue em 2020, informa o site AirWay.
Os caças modernizados propiciam aos pilotos “maior consciência situacional e familiaridade com a operação de sistemas de uma aeronave moderna”, explicou a Marinha.
Outro destaque do avião de combate mais recente recebido pela corporação é a pintura de baixa visibilidade, o que permite seu emprego em missões de inteligência ao acompanhar alvos de superfície.
Os jatos em serviço no Brasil foram comprados em 1997 da força aérea do Kuwait para operarem a bordo do porta-aviões São Paulo, desativado no ano passado. Ao todo, foram adquiridas 23 aeronaves.