“A ordem visa garantir a coesão da unidade, preservar a boa ordem e a disciplina e defender os principais valores de honra”, diz Marinha.
A Marinha dos Estados Unidos vai banir a bandeira dos Estados Confederados de espaços públicos em navios, aeronaves e bases.
A bandeira foi utilizada pelos estados do Sul durante a Guerra Civil. De acordo com os críticos, ela é símbolo de ódio racial, opressão e de um capítulo sombrio da história norte-americana.
Em um comunicado¹, a Marinha disse que o chefe de operações navais, almirante Mike Gilday, já havia instruído sua equipe a começar a redigir uma ordem que proibiria a bandeira “de todos os espaços públicos e áreas de trabalho a bordo de instalações, navios, aeronaves e submarinos”.
Ainda de acordo com o texto:
“A ordem visa garantir a coesão da unidade, preservar a boa ordem e a disciplina e defender os principais valores de honra, coragem e comprometimento da Marinha.”
A movimentação acontece em meio aos protestos provocados pelo assassinato de George Floyd em uma desastrosa abordagem policial na cidade de Minneapolis.
Referências: [1]