Português   English   Español

Marinha dos EUA realiza exercícios militares no Golfo Pérsico

A Marinha dos EUA está realizando exercícios que garantem liberdade de movimento através das vias navegáveis do Golfo Pérsico e do Mar Vermelho, já que o Irã ameaça obstruir posições marítimas importantes.

O comissário Scott A. Stearney disse que os exercícios, que envolvem aliados regionais e globais, “ilustram que os EUA e nossos parceiros estão prontos para garantir a liberdade de navegação e livre fluxo de comércio sempre que a lei internacional permitir”.

De acordo com Stearney, os aliados dos Estados Undos precisam estar prontos para “abordar qualquer coisa que ameace nosso interesse ou nossos navios [dos EUA]”, acrescentando que as atividades do Irã nas áreas do Golfo Pérsico e Mar Vermelho estão “promovendo instabilidade”.

Um dos exercícios da Marinha dos EUA está ocorrendo em Djibouti, um conhecido ponto de estrangulamento para o transporte marítimo global no extremo sul do Mar Vermelho.

No início de julho, o Corpo dos Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) realizou exercícios militares de larga escala no Golfo Pérsico. O IRGC disse na época que eles estavam prontos para interromper as remessas de petróleo de outros países através do estreito se as próprias exportações do Irã fossem impedidas.

 

Adaptado da fonte Sputnik

Deixe seu comentário

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter