Português   English   Español

Matemático aposentado desmente estudo sobre aquecimento dos oceanos

Um importante estudo sobre clima publicado na revista Nature recebeu intensa cobertura da grande mídia após alertar que os oceanos estavam aquecendo dramaticamente mais rápido do que se pensava anteriormente.

Entretanto, os pesquisadores voltaram atrás e admitiram o erro depois que um estudioso no Reino Unido escreveu sobre falhas descobertas na matéria da Nature.

Apenas duas semanas após a publicação, os autores do estudo revisaram seu artigo e agora concluem que os oceanos estão aquecendo rapidamente – mas na mesma velocidade que outras medições descobriram.

Um coautor do estudo assumiu a responsabilidade pelo erro. Ralph Keeling escreveu:

Eu aceito a responsabilidade por esses descuidos, porque era meu papel garantir que os detalhes das medições fossem corretamente compreendidos e aceitos pelos coautores.

O erro foi descoberto por Nic Lewis, um britânico aposentado que é bacharel em matemática pela Universidade de Cambridge e que lê artigos científicos por diversão. Ele também escreveu alguns trabalhos sobre a ciência climática.

Em entrevista à “Fox News”, o matemático afirmou:

Sempre gostei de entender o mundo e verificar se a pesquisa das pessoas faz sentido para mim. Quando encontro algo que parece errado para mim, gosto de chegar ao fundo disso.

Lewis disse que o incidente deve servir como uma grande advertência. Ele acrescentou:

Acho que isso mostra que o fato de um estudo ser revisado por muitas pessoas e publicado por um periódico de primeira linha dá pouca garantia de que suas descobertas sejam válidas.

E completou:

Fiquei um pouco surpreso com o fato de nem os revisores nem o editor terem descoberto o que me pareceu um óbvio problema na página 1 do texto.

Lewis disse que aqueles que aprovaram a publicação do artigo podem ter ignorado os erros porque a conclusão concordou com a crença típica de que o aquecimento global é uma crise extrema.

 

Adaptado da fonte Fox News

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter