Apesar da decisão do Novo de não declarar apoio a nenhum candidato no segundo turno da eleição presidencial, membros do partido estão se posicionando a favor de Bolsonaro.
Rogerio Chequer, ex-líder do Vem Pra Rua que disputou o cargo de governador de São Paulo pelo partido, anunciou no Twitter o seguinte posicionamento:
POSICIONAMENTO
Estou há longos 4 anos combatendo o PT, a corja da Política Velha e o resto do Sistema. Já avançamos muito neste 1o turno. Não será neste momento crucial que vou deixar de me posicionar.
Declaro meu voto a @jairbolsonaro para o segundo turno.#PTNuncaMais— Rogerio Chequer (@rogerchequer) October 9, 2018
Na manhã desta terça-feira (9), seguindo o posicionamento aparente de João Amoêdo, o partido Novo decidiu ficar neutro na disputa do segundo turno da eleição presidencial.
Em nota, o @partidonovo30 afirmou:
"O Novo não apoiará nenhum candidato à Presidência, mas somos absolutamente contrários ao PT, que tem ideias e práticas opostas às nossas."https://t.co/sBCDxSOknc
— RENOVA (@RenovaMidia) October 9, 2018
Mateus Bandeira, candidato derrotado ao governo do Rio Grande do Sul, também declarou apoio a Jair Bolsonaro no segundo turno.
Segundo informações de O Antagonista, o membro do Novo declarou:
No plano nacional, Jair Bolsonaro será o voto de todos os brasileiros que querem evitar o evidente retrocesso caso o PT retorne ao poder. Um verdadeiro deboche à Justiça e às instituições. Assim como eu, Bolsonaro e Mourão propõem prioridade absoluta para a segurança pública e a restauração da ordem no país. Defendem o direito de legítima defesa, com a revogação do Estatuto do Desarmamento, e a necessária segurança jurídica para o agronegócio. Assim como eu, Jair Bolsonaro defende os valores da família.
Jeronimo Yvo, presidente do diretório do Novo no Ceará, também foi às redes sociais na tarde desta terça-feira (9) para declarar voto em Bolsonaro no segundo turno.
Venho a décadas influenciando pessoas e lutando contra o PT e sua ideologia macabra, meu Partido tem um posicionamento de não apoiar nenhum candidato e se posiciona contra o PT. Eu farei a outra parte, votarei em @jairbolsonaro.
— Jeronimo YVO/Pres.NOVO30Ceara (@JeronimoYvo) October 9, 2018
Aparentemente, a opinião do fundador do partido Novo, João Amoêdo, não é compartilhada por muitos dos filiados à legenda. Para o candidato derrotado, não existe muita diferença entre PT e Jair Bolsonaro (PSL).
João Amoêdo (Novo) declarou:
"Qualquer um dos dois é apoiar a velha política. Apoiar o PT ou apoiar o Bolsonaro é apoiar a velha política. Já não temos mais a opção de apoiar a nova política."https://t.co/f6r7HzEJuJ
— RENOVA (@RenovaMidia) October 9, 2018