Português   English   Español

Merkel abandona liderança do seu partido na Alemanha após 18 anos

A chanceler alemã, Angela Merkel, se despediu nesta sexta-feira (7) do cargo de líder da União Democrata-Cristã (CDU).

Enquanto isso, o partido conservador se reúne para escolher um sucessor que terá grandes chances de também substituí-la na liderança do país.

Os principais candidatos são Annegret Kramp-Karrenbauer, aliada de Angela Merkel e vista como a opção da continuidade, e Friedrich Merz, adversário da chanceler que tem questionado a garantia de asilo concedida pela chanceler e que acredita que a Alemanha, maior economia da Europa, deveria contribuir mais para a União Europeia.

Em outubro, Merkel anunciou que renunciaria como líder do partido, mas permaneceria no cargo de chanceler, em um esforço para administrar sua saída após uma série de crises desde 2015, quando tomou a polêmica decisão de manter as fronteiras da Alemanha abertas para milhares de imigrantes ilegais do Oriente Médio.

Nesta sexta-feira (7), durante congresso da CDU em Hamburgo, Merkel expressão gratidão pela oportunidade de liderar o partido por 18 anos, 13 deles como chanceler, durante os quais dominou a política europeia e se consolidou como a principal liderança da região.

Adaptado da fonte Reuters

Deixe seu comentário...

Veja também...

Newsletter Renova!

Preencha o formulário para assinar nossa newsletter.

Nome Email
newsletter