Merkel avisa Israel: “Fim do acordo nuclear do Irã levará à guerra”

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, ligou para Bejamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, na noite de terça-feira (20) alertando sobre as consequências da saída dos Estados Unidos do acordo nuclear do Irã.

A chanceler alemã afirmou que o Oriente Médio irá mergulhar em uma guerra devastadora se o governo de Donald Trump retirar os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã. Na noite dessa terça-feira (20), ela ligou para o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu para alertá-lo.

Reeleita este mês para seu 4º mandato como líder de uma das maiores potências do mundo, Angela Merkel procurou Netanyahu para discutirem o futuro do Plano de Ação Conjunto Integrado (JCPOA), mais conhecido como o “acordo nuclear do Irã”.

Segundo o Israel National News, Merkel quer que Netanyahu convença Trump de não mudar os planos, pois o fim do JCPOA provavelmente resultará em grande conflito regional, uma vez que o Irã vem reiterando suas ameaças nas últimas semanas.

Quando os dois líderes se encontraram pela última vez pessoalmente, em janeiro, durante o Fórum Econômico Mundo de Davos, na Suíça, a chanceler já havia alertado Israel que a Alemanha está acompanhando de perto a situação.

Os signatários europeus do JCPOA, disse Merkel, não estão dispostos a apoiar as mudanças no acordo exigidas pela administração Trump e pelo governo israelense.

Desde que assumiu a presidência, Trump vem chamando o acordo nuclear de “o pior negócio da história”.

Entre as críticas estão questões não relacionadas à energia nuclear, como o programa de mísseis balísticos do Irã e a crescente influência da república islâmica no Oriente Médio.

 

Com informações de: [GP]

RENOVA Mídia precisa do seu apoio para continuar em funcionamento. Conheça nossa história e faça sua doação (boletou ou cartão) através da plataforma ApoiaSe. Clique AQUI e faça sua parte.

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email

Newsletter

Receba as principais notícias do dia, assine nossa newsletter gratuita.