Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Método desenvolvido por cientistas permite dobrar diamantes

REDAÇÃO RENOVA Mídia

REDAÇÃO RENOVA Mídia

Método desenvolvido por cientistas permite dobrar diamantes
COMPARTILHE

Estudo com base em nanotecnologia pode ter uma variedade de aplicações sobre o uso dos diamantes.

Uma equipe de cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália, descobriu uma maneira de dobrar o diamante, um dos materiais mais resistentes do planeta.

Para conseguir este feito incrível, os pesquisadores precisaram trabalhar nas menores escalas possíveis, de acordo com estudo publicado na revista Advanced Materials.

Ao irradiar um campo elétrico em nanoneedles — agulhas do tamanho nanométrico — de diamante com apenas 20 nanômetros de comprimento, os pesquisadores conseguiram dobrá-lo em 90 graus sem se partir.

Para alcançar este feito foi utilizado um microscópio eletrônico de varredura, o que não gera nenhum defeito ou dano no diamante, mas produz carga eletrostática o bastante para as agulhas se dobrarem. Todo o processo é reversível.

Essa conquista notável pode ter uma variedade de aplicações sobre como o diamante é trabalhado pelas companhias, destaca o site Olhar Digital.

Os pesquisadores por trás do estudo mais recente não são os primeiros a descobrir como dobrar um diamante sem quebrá-lo. Resultados semelhantes foram divulgados dois anos atrás e também envolviam nanoneedles.

- PUBLICIDADE -
TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
VEJA TAMBÉM