Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch
Português  English  Español  Italiano  Français  Deutsch

Michelangelo descobriu detalhes da jugular 100 anos antes dos médicos

Michelangelo descobriu detalhes da jugular 100 anos antes dos medicos
Imagem: Reprodução/Terra

“David é uma peça inspiradora e houve uma atenção incrível ao detalhe e à precisão da anatomia física”, disse cardiologista sobre obra de Michelangelo.

O gênio italiano Michelangelo (1475-1564) conhecia fatos sobre o sistema circulatório humano mais de um século antes dos cientistas e médicos.

Um estudo recente revelou que estes detalhes podem ser vistos na escultura “David”, exibida na Galleria dell’Accademia di Firenze, na Itália.

A obra apresenta uma veia jugular inchada e visível acima da clavícula de David, que está prestes a combater o gigante Golias. O detalhe anatômico é retratado com precisão e realismo e está claramente distendido. 

Imagem: Reprodução/Facebook

Autor da pesquisa, o cardiologista Daniel Gelfman, dos Estados Unidos, destacou que a veia da escultura está como fica a de qualquer jovem saudável que fica excitado e prestes a arriscar sua vida:

“A minha reação inicial foi de fascínio. David é uma peça inspiradora e houve uma atenção incrível ao detalhe e à precisão da anatomia física.”

A obra foi criada pelo artista italiano cerca de 120 anos antes dessa relação ser atestada pela ciência médica.

Segundo o portal Terra, Gelfman acrescentou:

“Na época em que David foi criado, em 1504, o [médico] William Harvey ainda não havia descrito a verdadeira mecânica do sistema circulatório. Isso não ocorreu até 1628.” 

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email