Português   English   Español
Português   English   Español

Michelangelo descobriu detalhes da jugular 100 anos antes dos médicos

Michelangelo descobriu detalhes da jugular 100 anos antes dos medicos
Imagem: Reprodução/Terra

“David é uma peça inspiradora e houve uma atenção incrível ao detalhe e à precisão da anatomia física”, disse cardiologista sobre obra de Michelangelo.

O gênio italiano Michelangelo (1475-1564) conhecia fatos sobre o sistema circulatório humano mais de um século antes dos cientistas e médicos.

Um estudo recente revelou que estes detalhes podem ser vistos na escultura “David”, exibida na Galleria dell’Accademia di Firenze, na Itália.

A obra apresenta uma veia jugular inchada e visível acima da clavícula de David, que está prestes a combater o gigante Golias. O detalhe anatômico é retratado com precisão e realismo e está claramente distendido. 

Imagem: Reprodução/Facebook

Autor da pesquisa, o cardiologista Daniel Gelfman, dos Estados Unidos, destacou que a veia da escultura está como fica a de qualquer jovem saudável que fica excitado e prestes a arriscar sua vida:

“A minha reação inicial foi de fascínio. David é uma peça inspiradora e houve uma atenção incrível ao detalhe e à precisão da anatomia física.”

A obra foi criada pelo artista italiano cerca de 120 anos antes dessa relação ser atestada pela ciência médica.

Segundo o portal Terra, Gelfman acrescentou:

“Na época em que David foi criado, em 1504, o [médico] William Harvey ainda não havia descrito a verdadeira mecânica do sistema circulatório. Isso não ocorreu até 1628.” 

Compartilhe_

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários_

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias_

Newsletter

Inscreva seu email na RENOVA para receber atualizações diárias com as últimas notícias do Brasil e do mundo.

Nome:

Email: