Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Milhares de planetas exóticos podem orbitar buracos negros

Milhares de planetas exóticos podem orbitar buracos negros
COMPARTILHE

“Milhares de planetas com 10 vezes a massa da Terra podem se formar a cerca de 10 anos-luz de um buraco negro”, diz pesquisador.

O buraco negro é uma região marcada pelo rompimento e inexistência do espaço-tempo, onde nada que passar por ele poderá regressar.

Esse objeto espacial é formado através do colapso gravitacional de uma estrela com massa e tamanho no mínimo 30 vezes maior que sol.

Dada a definição de buraco negro presente na Teoria da Relatividade Geral, publicada pelo físico Albert Einstein, em 1915, seria impossível que planetas conseguissem se desenvolver nessas regiões inóspitas.

Apesar desse senso, três pesquisadores do Japão desenvolveram cálculos matemáticos que indicam a possibilidade de planetas nascerem e viverem na órbita deste objeto caótico e monstruoso, informa a revista SuperInteressante.

Em um comunicado Eiichiro Kokubo, professor do Observatório Astronômico Nacional do Japão, declarou:

“Nossos cálculos mostram que dezenas de milhares de planetas com 10 vezes a massa da Terra podem se formar a cerca de 10 anos-luz de um buraco negro.”

O processo de formação de um planeta ainda não é uma certeza mas até agora os cientistas acreditam que os mesmos se formam a partir da aglomeração de restos de estrelas e posteriormente grandes pedras acabam aderindo a grande massa.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Comentários_

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da RenovaMídia.

Ao comentar você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE